Categorias
Saúde

O que é a Dieta Cetogênica?

A dieta cetogênica se tornou uma das maiores tendências da moda nos últimos anos. E embora os especialistas digam que qualquer dieta não pode substituir uma alimentação saudável, o uso de um cardápio com baixo teor de carboidratos como forma de perder peso tem uma série de vantagens. Queremos saber se a dieta cetogênica pode ajudar pessoas com sobrepeso, como funciona e quais os riscos para a saúde que pode trazer?

Mídia e a dieta cetogênica

Dada a alta relevância dos assuntos relacionados à perda de peso, hoje a indústria está trabalhando nisso. Fabricantes de suplementos nutricionais e queimadores de gordura estão investindo milhões de dólares em mídia para aumentar a demanda por seus produtos. A dieta cetogênica não é exceção. Se você abrir o Google e tentar encontrar informações sobre essa dieta, certamente encontrará uma lista enorme de várias cápsulas, comprimidos, pós ou gotas que supostamente ajudam a perder peso. Alguns vendedores afirmam que apenas se você usar um determinado tipo de suplemento alimentar, ele alcançará o resultado esperado. Na verdade, é óbvio que o principal aqui é a sua nutrição, e cápsulas e comprimidos podem apenas aumentar ligeiramente o efeito benéfico.

A mídia está inflando a bolha de informações em torno da dieta cetogênica, atraindo celebridades e influenciadores para isso. Na verdade, a dieta cetogênica não é diferente da maioria das outras. Funciona, mas apenas enquanto você seguir os limites estritos. Depois de parar de usar o plano alimentar com pouco carboidrato, há uma grande chance de que o problema volte.

A essência da própria dieta

Como você já sabe, a dieta cetogênica é uma dieta que reduz a quantidade de carboidratos para cerca de 50 gramas por dia. Para entender visualmente quanto, imagine 3 pedacinhos de pão. Mas você pode comer alimentos ricos em gordura e proteína. Nos primeiros 2-3 dias, parece muito fácil, porque em vez de carboidratos, você pode comer alimentos como manteiga, queijo ou até bacon. Mas em cerca de 4-5 dias, os estoques de glicogênio no fígado são esgotados e o corpo é forçado a procurar novas fontes de energia. Em algum momento, seu corpo entra em cetose liberando cetonas suficientes. As cetonas quebram a gordura corporal e a transformam em energia.

Ajuda a perder peso?

Você pode falar muito sobre as desvantagens da dieta cetogênica, mas esta é uma ótima maneira de perder de 5 a 15 kg por mês. A redução de carboidratos tem um efeito positivo no corpo e ajuda a estabilizar o funcionamento dos órgãos e processos internos. Além disso, você poderá estabilizar seus níveis de açúcar no sangue, diminuir o colesterol ruim e melhorar sua saúde. Mas tenha em mente algumas regras importantes. Primeiro, os carboidratos não podem ser completamente excluídos da dieta. Eles devem estar presentes em pelo menos 5-7% da quantidade total de alimentos consumidos. Em segundo lugar, se você se sentir fraco ou sonolento, isso é normal, pois o corpo está sob estresse.

Devo gastar dinheiro em pílulas cetônicas?

O objetivo de qualquer suplemento dietético é aumentar seus esforços de perda de peso (por exemplo, ViaKeto Capsules). Se você seguir rigorosamente as recomendações da dieta cetogênica, o uso de cápsulas ou vitaminas especializadas terá um efeito positivo aprimorado. Mas se você espera obter resultados sentando no sofá e tomando pílulas de dieta cetônica, nem desperdice seu dinheiro.

O que dizem os especialistas?

A dieta cetogênica é bastante popular hoje em dia. Vejo muitas vantagens nisso, mas é uma dieta tão específica que não é adequada para uso prolongado. Você pode usar a dieta cetônica se quiser entrar rapidamente em boa forma física. Mas, para manter os resultados, você terá que mudar a abordagem do seu estilo de vida e nutrição.

O que pode e o que não pode ser feito em uma dieta cetogênica?

A lista de alimentos permitidos inclui ovos, queijo, qualquer tipo de peixe e marisco, bem como manteiga ou azeite. Você pode tomar suplementos dietéticos, por exemplo ViaKeto Capsules. Uma excelente solução é abacate, vegetais verdes. Entre os alimentos exóticos permitidos em uma dieta cetônica estão bacon, linguiça de porco e muitas outras iguarias.

Conclusões:

A dieta cetogênica tem prós e contras. Como qualquer tipo de dieta restrita, não se destina ao uso a longo prazo. Escolher a dieta cetônica como forma de se livrar de alguns quilos a mais é uma explicação perfeitamente razoável. Mas se você deseja perder peso e manter o peso alcançado, precisa ajustar sua dieta de forma a preservar vitaminas e minerais úteis. Tente seguir recomendações simples para uma alimentação saudável, mantenha o equilíbrio hídrico e aumente o nível de atividade física ao longo do dia.

Leia mais sobre ViaKeto Capsules aqui – https://canada.viaketo-caps.com/.